Na década de 60, a cidade de Itapeva já despontava como polo regional do comércio. Considerado à época como fato negativo, essa força comercial acabava por atrair os chamados “mascates” de várias localidades, principalmente das cidades paranaenses, que chegavam em Itapeva, realizava suas vendas a preços mais acessíveis, pois, trabalhavam sob um custo bem menor, e assim, levando da região o dinheiro que deveria circular por aqui.
Era preciso estudar um meio que conciliasse a presença desses mascates, obviamente sem impedir a atuação do livre comércio, que atuavam, principalmente nas feiras livres, pagando um pequena taxa para comercializar seus produtos, mas, de qualquer forma prejudicando o comércio local.
Assim, inicia-se a união de alguns comerciantes no sentido de fundar uma associação que pudesse defender seus direitos perante a essa concorrência “desleal” e outros assuntos pertinentes a classe empresaria.
Com a forte liderança do empresário Alcir Zacarias, contando com o apoio de vários comerciantes de nossa cidade, em 03 de março de 1968 foi fundada a Associação Comercial Industrial e Agropecuária de Itapeva.
Logo em suas primeiras atuações perante a classe empresarial, conseguiu-se junto à Prefeitura Municipal de Itapeva uma correção no valor da taxa de licença para comercializar produtos sem ter para isso um ponto fixo na cidade. O apoio do prefeito à época, Senhor Antonio Cavani, foi essencial para essa conquista no sentido de proteger o comércio local frente à concorrência externa.
Itapeva iniciava sua trajetória de crescimento contando com o pleno funcionamento de algumas industrias e a ja citada força do nosso comércio. Diante deste cenário, as vendas que ainda eram feitas na base da confiança, sem um bom cadastro e apenas, o cliente negociava com o comerciante quanto e em quantas vezes a compra seria paga. No dia combinado, o cliente ia até a loja e pagava.
No entanto, com o crescimento da população da região, a relação entre comércio e consumidor estava mudando e os comerciantes perceberam que era necessário se readequar aos novos tempos.
Novamente a Associação Comercial de Itapeva lidera o movimento no sentido de unir os comerciantes para proteger e disciplinar o segmento comercial e industrial local.
Para isso, foi criado o SCPC Itapeva, integrando-se ao Banco de dados de todo Estado de São Paulo e, posteriormente, do Brasil todo.
Portanto, passados 55 anos, a ACIAI alcançou elevado status de credibilidade junto aos empresários local, prezando sempre pela qualidade de seus serviços aumentando a confiança em suas soluções creditícias e atendendo às necessidades das empresas associadas. Chega nesse momento, renovada, forte a ainda mais conectada com as necessidades do município.
A entidade é protagonista em ações que promovem o comércio e os serviços, atendendo atualmente às cidade de Itapeva, Taquarivaí, Nova Campina, Ribeirão Branco e Itaberá
A ACIAI é gerida por um diretoria composta de 28 empresários associados, todos atuando voluntariamente em prol da Entidade, tendo como gestor principal o seu diretor presidente, atualmente (2023) o senhor Ernesto Bonilha da empresa Baia Motos, além do diretor tesoureiro, o senhor Ozeas Cordeiro do Mercado Mariano de Nova Campina.
Clique aqui para conhecer os demais membros da diretoria ACIAI
São mais de 55 anos de atividades com a função de promover e fortalecer o comércio. Desde 1968, a ACIAI é uma instituição à disposição de associados do comércio varejista para o fomento dos seus negócios.
A entidade tem sido um agente efetivo em várias conquistas coletivas, sem nunca deixar de ter o foco no atendimento ao seu principal público: o lojista – que encontra no associativismo a oportunidade de atuar em conjunto, em busca de seus objetivos junto à comunidade.
Dentre os principais serviços que a Entidade oferece atualmente aos empresários associados, destacam-se:
Informações Cadastrais
A Associação Comercial de Itapeva é a parceira da Boa Vista Serviços SCPC em nossa região, e fornece informações comerciais do maior banco de dados da América Latina referentes aos dados cadastrais e de inadimplência de pessoas físicas e jurídicas, garantindo a segurança de realizar bons negócios.
Certificados Digitais
A ACIAI foi pioneira na emissão de certificado digital na região, estando atuando como posto de certificação desde 2012, e tornou-se em 2018, Autoridade de Registro representando a Certisign na emissão de certificados digitais.
Promoções Comerciais
As campanhas promocionais são realizadas atendendo as principais datas do nosso comércio, cuja finalidade principal é promover e fomentar o comércio da nossa região.
Todas as promoções comerciais realizadas pela ACIAI são homologadas pela Secretaria da Receita Federal visando trazer segurança jurídica completa às empresas aderentes.